Como funciona a depilação a laser

Quer ficar por dentro de tudo que envolve depilação a laser? Neste post eu explico como funciona essa técnica incrível e também falo se os pelos são realmente removidos para sempre

depilacao a laser

É verdade que Brasil possui uma cultura muito forte que incentiva a depilação. Seja por estética ou por higiene, nós crescemos acreditando que os pelos do corpo devem ser removidos.

E não é brincadeira, amiga… atualmente, até os homens tem se mostrado mais preocupados em deixar a depilação em dia. Isso porque as mulheres tornaram-se mais exigentes, preferindo boys depilados a moços que não dão a mínima para isso.

Mas independentemente do motivo, a prática da depilação pode se mostrar uma verdadeira dor de cabeça para homens e mulheres. Seja pelo tempo que a depilação com lâmina demora, ou devido à dor que a depilação com cera causa.

Felizmente, com o avanço da tecnologia, hoje é possível fazer depilação a laser, que promete acabar com os pelos de forma semidefinitiva.

Quer saber mais sobre essa maravilha que é a depilação a laser? Então continue lendo o post, veja as diquinhas e tire todas as suas dúvidas.

Como a depilação a laser elimina os pelos

depilacao a laser

A depilação a laser elimina o pelo porque sua energia, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, o pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração.

Devido a essa energia térmica, o fio é destruído e há uma retardação da capacidade do folículo de produzir um fio novo.

Os pelos que são destruídos pelo laser crescem de forma mais lenta, mais claros e finos, por isso os profissionais da área afirmam que quanto mais escuro o fio, melhor.

A técnica da depilação a laser foi inventada na década de 70, mas apenas em 1983 houve um aperfeiçoamento, e ao longo dos anos foram sendo criados vários tipos de lasers capazes de remover os fios sem causar tanta dor.

A depilação a laser é definitiva?

depilacao a laser

Embora o termo seja muito utilizado por muitas clínicas, a depilação a laser não é definitiva, ou seja, ela não dura para sempre como muitos acreditam.

O que acontece é que através da ação do laser, os fios passam a crescer de forma mais lenta, porque são destruídos na raiz.

Os pelos atingidos não voltam a nascer, mas podem ocorrer disfunções hormonais que fazem com que novos pelos nasçam.

O efeito do laser é mais eficaz em pelos escuros e grossos, por isso, quem tem o pelo mais claro pode demorar mais tempo para obter bons resultados. Na verdade, cada pessoa possui uma reação diferente ao tratamento.

A depilação a laser causa uma drástica redução dos pelos, mas se você viu algum lugar oferecendo uma depilação a laser definitiva, pode ter certeza que é golpe.

Depilação a laser dói muito?

depilacao a laser

A questão da dor na depilação a laser é muito relativa, pois as pessoas possuem a sensibilidades diferentes para a dor.

As mulheres que já são acostumadas a fazer a depilação com cera praticamente não demonstram desconforto; já quem não tem esse costume alega uma espécie de queimação na pele, mas ainda assim, aguenta melhor a dor do que os homens.

Existem regiões mais críticas, como os joelhos e tornozelos, além disso, também devem ser considerados os períodos em a mulher está mais sensível, como a TPM ou até mesmo durante a menstruação, e isso pode aumentar o nível de dor.

Quantas sessões de depilação a laser são recomendadas?

depilacao a laser

De acordo especialistas, o mais recomendado é que sejam feitas de 6 a 7 sessões de depilação a laser para que todos os fios sejam eliminados.

Isso acontece porque o pelo possui três fases de formação, mas apenas na fase de crescimento é que o laser é capaz de destruí-lo.

Sendo assim, o mais indicado são sessões entre 30 a 45 dias. Dessa forma, os pelos que não foram destruídos na primeira sessão serão destruídos nas próximas sessões.

O valor de cada sessão depende muito da região a ser depilada, os valores variam entre R$300,00 a R$1000,00 por sessão.

Quais são as desvantagens da depilação a laser?

depilacao a laser

Mesmo que a depilação a laser seja considerada uma técnica simples, ela é bastante delicada e pode causar manchas e queimaduras na pele se não for feita por um profissional bem capacitado.

As pessoas com a pele morena e negra possuem maior risco de ter manchas e queimaduras, por isso precisam de uma atenção redobrada.

Isso acontece porque a melanina da pele se assemelha ao do pelo, o que pode acabar provocando sinais indesejados na cútis.

Essa inconsistência ser facilmente controlada deixando a potência da emissão de luz mais baixa, mas provavelmente irá aumentar a quantidade de sessões necessárias.

Contraindicações da depilação a laser

depilacao a laser

Mesmo sendo uma técnica simples, ainda existem contra indicações em relação à depilação a laser.

Confira a listinha para saber os casos em que não é recomendado realizar as sessões:

  • Pessoas com pelos muito claros ou brancos;
  • Pessoas com diabetes não controlada;
  • Pessoas com hipertensão não controlada;
  • Pessoas com Epilepsia;
  • Mulheres grávidas não podem fazer a depilação na área da barriga, mama e virilha;
  • Pessoas com vitiligo;
  • Pessoas com algum tipo de doenças de pele;
  • Pessoas com hematomas recentes no local a ser depilado ou feridas abertas.
5 (100%) 1 vote[s]

Leave a Reply