Dieta Dukan Funciona?

Criada por um médico francês chamado Dr. Pierre Dukan, a dieta Dukan é uma ótima opção para pessoas que precisam emagrecer, mas ao mesmo tempo não querem mudar seus hábitos alimentares.

Se esse for o seu caso, então continue a leitura para saber mais sobre esse tipo de dieta. 

Dieta Dukan Funciona?

Como funciona a Dieta Dukan

Ao prometer um rápido emagrecimento, a dieta Dukan se tornou muito conhecida pelo mundo. Essa dieta começa extremamente restritiva, e se torna mais diversificada com o decorrer das fases.

O tempo de duração da dieta Dukan depende, principalmente, da quantidade de peso que cada pessoa deseja perder.

Dieta Dukan passo a passo

Além das restrições que vêm com a dieta Dukan, também existem regras que devem ser seguidas. É necessário beber um litro e meio de líquido, no mínimo, por dia – tal líquido pode ser água, café ou chá.

Outras obrigatoriedades diárias são a prática de atividade física e o consumo de um multivitamínico e de uma colher e meia de farelo de aveia, o que contribui com o bom funcionamento do intestino, e com o controle do apetite. 

Quais são as fases da Dieta Dukan

Como dito antes, a dieta Dukan é dividida em quatro fases:

Fase 1: Ataque. Nela, só se deve comer proteínas e ela pode durar entre dois à dez dias.

A restrição de tudo menos proteínas é explicada por um processo chamado de cetose, que basicamente se trata da alteração que isso causará no metabolismo, o qual irá queimar gorduras e não carboidratos. 

Nessa fase, qualquer tempero pode ser utilizado para oferecer mais sabor às proteínas, isso inclui vinagre, mostarda, molho de soja e alho. Mas, deve-se evitar proteínas gordurosas, como cordeiro, carneiro, ganso e salsichas.

Fase 2: Cruzeiro. Essa fase é dividida em dois tipos de dias. Em um dos tipos, a alimentação do dia deve ser feita somente com proteínas puras, no outro, as comidas são vegetais e proteínas magras. 

É possível alternar os dias ou fazer uma sequência com um único tipo, seguido de outra sequência com o segundo tipo. Deve-se evitar milho, ervilha, batata, feijões, abacates e frutas que possuem muito carboidrato. 

Fase 3: Consolidação. Seja paciente nessa fase, porque ela demora mais tempo. Verifique o seu peso antes de começar a dieta Dukan, e o seu peso quando começar essa fase. Um quilo perdido equivale a cinco dias na fase da consolidação.

Por mais que seja mais longa, essa fase pode ser divertida, pois é aqui que você irá reintroduzir os alimentos que antes eram proibidos.

A cada sete dias dessa fase é necessário seguir o modo alimentar da Fase de Ataque (1), sempre no mesmo dia da semana. As restrições alimentares da fase da consolidação são ingestão de queijos muito gordurosos, batatas, bananas, cerejas e arroz branco. 

Seu peso deverá se estabilizar nessa fase, caso aumentar, reduza o tamanho de suas porções ou retire determinado alimentos

Dieta Dukan cardápio

Dieta Dukan cardápio

Cada fase segue uma regra diferente, o que pode dificultar na hora de lembrar o que se pode comer ou não durante a fase em que se está. Para ajudar na decisão do que comer, seguem algumas opções de cardápio:

Fase 1: 

Para o café da manhã, um omelete feito com duas claras e uma gema, duas fatias de queijo branco com zero porcento de gordura, e uma xícara de café com leite desnatado. 

Para o lanche da manhã, duas fatias de queijo branco com zero porcento de gordura.

Para o almoço, um filé grelhado com aproximadamente 150g de picanha sem gordura ou contrafilé temperado com um pouco de sal, pimenta e salsinha, e um omelete feito com duas claras e uma gema.

Para o lanche da tarde, duas colheres de sopa de queijo cottage com zero porcento de gordura, com pimenta e orégano, duas fatias de presunto magro, ou peito de peru light, e uma xícara de chá mate batido com leite desnatado.

Para o jantar, três postas assadas ou grelhadas de tamanho médio de peixe (namorado ou badejo), temperadas com açafrão, e quatro kanis kama. 

Para a ceia, dois ovos de codorna cozidos, ou um ovo de galinha.

Fase 2:

Para o café da manhã, um ovo cozido, um pote de iogurte de fruta light, e uma xícara de café preto ou chá de hortelã ou erva-cidreira, sem adição de açúcar.

Para o lanche da manhã, cinco minicenouras.

Para o almoço, três colheres de sopa de carne moída cozida, com cenoura e vagem em cubos, mais um prato raso de salada de tomate e rúcula, temperado com vinagre e sal.

Para o lanche da tarde, quatro kanis kama, e três fatias de tamanho médio de tofu grelhado com salsinha.

Para o jantar, três colheres de sopa de berinjela refogada com cebola, um prato raso de broto de feijão com vinagrete feito sem óleo, e duas fatias de peito de peru assado com hortelã.

Para a ceia, uma taça de gelatina diet.

Fase 3:  

Para o café da manhã, um pote de iogurte natural com zero porcento de gordura, três fatias de presunto magro, e um copo de leite desnatado misturado com uma colher de chá de cacau em pó.  

Para o lanche da manhã, três ovos de codorna.

Para o almoço, três colheres de sopa de abobrinha refogada, dois tomates recheados com atum e cobertos com parmesão light, e um prato raso de salada de camarão com kani.

Para o lanche da tarde, uma xícara de chá mate gelado com limão.

Para o jantar, um filé de frango com mostarda, 200g de arroz integral à grega, e um prato raso de salada de rúcula com aspargos. 

Para a ceia, dois ovos de codorna, um copo de mingau feito com leite desnatado e uma colher de sopa de amido de milho, e três fatias de presunto de frango.

Por ter várias restrições é comum ter algumas dúvidas sobre a dieta Dukan, por isso, se tiver alguma pergunta, é só deixar nos comentários.

Leave a Reply