O que é melhor: emagrecer ou perder peso?

O que é melhor: emagrecer ou perder peso?

Por mais incrível que pareça o objetivo de ter um corpo lindo, escultural e bem definido, muitas mulheres que buscam esse nível de beleza em muitos casos acabam comprometendo a sua saúde, pois não sabem as diferenças entre emagrecer ou perder peso.

Com tantos avanços nessa área, assim como da internet, que nos traz diversas informações sobre qualquer assunto, ainda existem pessoas que não conseguem unir a busca por mais saúde através de uma boa educação alimentar.

Em vez disso, muitas ainda procuram praticar diariamente aquelas dietas que são altamente restritivas e fazem a pessoa emagrecer rápido, mas que em contrapartida, provocam reações preocupantes ao corpo humano.

Entenda seu metabolismo

Em cada fase da vida, o nosso corpo funciona de um modo para que seja possível realizar as funções necessárias de acordo com a necessidade e faixa etária.

Entenda seu metabolismoExistem pessoas que podem comer o que for e que não engordam, mesmo que estejam precisando.

Enquanto outras pessoas por mais que diminuam ao máximo as suas refeições para facilitar o processo de perda de peso, não conseguem atingir esse objetivo.

A diferença entre as duas situações pode ser explicada pelo fator metabolismo.

Ao longo do nosso dia sabemos que o nosso corpo realiza diversas atividades (mesmo quando estamos parados), e para que isso seja possível, o metabolismo envia os comandos necessários para realizar a queima de calorias e assim, para que a possamos realizar as atividades.

O metabolismo funciona da mesma forma para todos?

O metabolismo de duas pessoas nunca será igual. É importante saber disso especialmente se você está buscando novas formas para emagrecimento, e até mesmo alguma dieta ou sequência de exercícios que uma amiga, ou celebridade tenha realizado.

Não leve em conta se ela emagreceu 20kg em uma semana, e você apenas 500g no mesmo período. O organismo e o metabolismo funcionam de um modo diferente em cada indivíduo.

O nosso metabolismo muda muito ao longo dos anos, e assim como em outros órgãos, ele pode perder muito da sua capacidade com o passar do tempo.

O metabolismo funciona da mesma forma para todos?

Especialmente se você está procurando formas alternativas para que consiga emagrecer com saúde, é importante entender sobre o correto funcionamento do corpo, e evitar as comparações ou dietas malucas que não trarão benefícios para você.

Se você deseja acertar no melhor tipo de exercício ou dieta que trará os resultados desejados vida, você pode realizar o exame de bioimpedância.

Através desse exame realizado por um médico na academia ou por nutricionistas esportivos, é possível identificar índices importantes como o percentual do peso corpóreo, a quantidade de massa magra no corpo, de água, além do percentual de gordura.

Com todas essas informações registradas, o profissional de saúde consegue obter o seu IMC (Índice de massa corpórea).

Como calcular a taxa metabólica basal


Existem algumas atividades que o corpo não deixa de realizar mesmo quando estamos dormindo.

Funções como respiração, batimentos do coração, bombeamento do sangue e outras, acontecem 24 horas por dia.

Para que elas sejam realizadas, é necessária uma quantidade mínima de energia que o corpo deverá reservar, e essa é a taxa de metabolismo basal.

Assim como o metabolismo não é o mesmo, a taxa de metabolismo basal também pode variar – e muito.

Existem diversos fatores que poderão interferir nessa taxa, como a idade, sexo, fatores genéticos, peso altura e até o tipo e a frequência da atividade física.

Se você deseja saber qual é a sua taxa de metabolismo basal, é necessário utilizar a fórmula:

No caso dos homens, será necessário a seguinte operação:

  • 66 + (13,7 x peso) + (5,0) X altura em cm) – (6,8 x Idade)

Já para as mulheres a fórmula é a seguinte:

  • 665 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura em cm) – (4,7 x idade)

Diferença entre perder peso x emagrecer

Na maioria das vezes, muitas mulheres que desejam ter uma vida saudável, querem ver apenas o ponteiro da balança descer, sem levar em conta algumas informações importantíssimas para perder peso com saúde.

A primeira que você precisa saber, é que perder peso não é a mesma coisa que emagrecer. Segundo os especialistas da área de nutrição, emagrecer é o processo de perda de gordura corporal e ganho de massa muscular, e por isso a balança pode realmente não mudar muito.

Por sua vez, as pessoas que perdem peso não perdem apenas a gordura, mas sim os minerais, água, proteínas e também a gordura corporal.

Perder peso x perder medidas

Perder peso x perder medidas

Ainda sobre a diferença entre as nomenclaturas para quem quer ficar com o corpo mais fininho, existe também a diferença entre a massa corpórea e a estrutura corporal.

Afinal, perder medidas é melhor do que perder peso?

Como vimos, quando uma pessoa perde peso ela reduz o nível de diversos elementos dentro do seu corpo.

No caso das pessoas que perdem medidas, o que acontece é que pode ser eliminada a gordura corporal de uma área, como braços, pernas e barrigas, diminuindo algumas vezes o tamanho do músculo ou da massa magra, o que pode ocasionar a perda de medidas.

Calcule seu IMC

Calcular o IMC é simples, rápido e pode te ajudar a descobrir qual seria o seu peso e ideal. Assim você pode identificar se hoje está acima ou abaixo do que seria o ideal para você.

Para calcular, IMC você deve utilizar a fórmula:

  • Peso / altura x altura

O resultado dessa conta matemática, irá indicar se está abaixo ou acima do esperado.

Caso dê um número menor do que 18,5, seu IMC está baixo. Entre 18,5 e 2,9 está normal. Resultados entre 25 e 29,9 está acima. Se o resultado for maior do que 30, então pode significar que você está obesa.

Reeducação alimentar e remédios naturais

Nos dias de hoje, existem várias estratégias que podem ser adotadas de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Como no geral as pessoas desejam um corpo mais bonito e saudável, uma reeducação alimentar aliada a exercícios e remédios naturais pode auxiliar quem deseja perder peso com saúde.

Existem ótimas opções no mercado que, em pouco tempo, conseguem proporcionar o objetivo desejado para ter uma vida com mais qualidade e elevar a autoestima da mulher.

Uma ótima opção, que inclusive tem sido recomendada por mulheres que estão alcançando resultados satisfatórios, é o Body Slim Fast.

Mas é sempre bom lembrar que não é recomendável tomar nenhuma medicação sem consultar um profissional de medicina, mesmo que os remédios sejam de ordem natural. A sua saúde é mais importante e você não deve arriscá-la por nada.

5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário