Por que usar esmaltes hipoalergênicos?

Quase todas as mulheres adoram esmaltes, não é mesmo? Mas, o problema é que algumas vezes nem todas podem usar qualquer opção, isso porque alguns produtos contêm componentes que geram reações alérgicas. 

Por que usar esmaltes hipoalergênicos?

Se você descobriu recentemente que tem alergia a esmaltes comuns, não se preocupe, há hoje no mercado diversas opções de esmaltes hipoalergênicos, para você arrasar com suas unhas coloridas sem passar sufoco. 

Confira a seguir mais informações sobre o que são os esmaltes hipoalergênicos, assim como o que você pode fazer para manter eles por mais tempo em suas unhas.  

O que são esmaltes hipoalergênicos?

O que são esmaltes hipoalergênicos?

Os esmaltes hipoalergênicos são feitos para aquelas pessoas que possuem alergia a algum componente da formulação dos esmaltes comuns. Esses componentes normalmente são o  dibutilftalato, o tolueno e o formaldeído.

Confira a seguir mais detalhes a respeito de cada um deles: 

Dibutilftalato: conhecido como DBP, ele é usado como um ativo que gera mais duração e maleabilidade ao esmalte.

Deve-se evitar o contato dessa substância com a pele, e em alguns países seu uso é terminantemente proibido.

Tolueno: trata-se de um solvente encontrado na fórmula de esmaltes, isso porque seu preço não é caro para implementação.

Ele tem como finalidade melhorar a aplicação do esmalte, bem como proporcionar uma secagem mais rápida.

Formaldeído (Formol): é um componente que deve ser banido da sua vida, pois agride muito a saúde da sua unha.

O formal tem uso controlado conforme alegado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e hoje é proibido em produtos de alisamento capilar.

A premissa de sua presença no esmalte é oferecer maior durabilidade. 

A alergia de algum desses componentes no esmalte, portanto, é conhecida como dermatite de contato e atinge aproximadamente 10% da população.

Ela pode ser adquirida com tempo de uso de esmalte ou simplesmente na primeira aplicação.

Os sintomas de quem possui alergia a esmaltes comuns são: coceira, vermelhidão e inchaço.

Assim como outras alergias, os sintomas são sentidos no corpo todo e não só na região aplicada.

Normalmente, as áreas mais afetadas são o rosto, o pescoço, os olhos e os lábios. 

Se por acaso você já apresentou algum desses sintomas, procure uma dermatologista para que através de um exame, chamado teste de contato, seja qualificada oficialmente a alergia.

Se eu for alérgica, o que devo fazer?

A partir do momento em que você descobriu sua alergia aos componentes do esmalte comum, você deve encerrar o uso dele imediatamente. 

Entretanto, para não ficar sem pintar suas unhas, existe no mercado de cosméticos uma opção feita especialmente para você: o esmalte hipoalergênico.

Com ele você pode usar e abusar das cores e efeitos sem sofrer efeitos colaterais. 

3Free, 5Free e 7Free

Atualmente, é muito comum ver no mercado cosmético a palavra 3Free para se referir a produtos hipoalergênicos, já que eles estão livres dos três componentes mais prejudiciais à saúde – o tolueno, o formaldeído e o dibutilftalato, como já citado anteriormente.

Além desses produtos, foram criadas novas opções que abrangem pessoas que possuem alergias a outros componentes, essas opções de esmalte hipoalérgico são conhecidas como 5Free e 7Free.

Da mesma forma que os produtos 3Free, os outros dois não contam com as três substâncias já citadas, além de mais algumas que dão explicação ao nome. 

No caso do 5Free, além dos três componentes mais alergênicos, não está presente em sua fórmula resina de formaldeído e cânfora

Já a outra opção de esmalte hipoalergênico é a 7Free, que não possui todos os componentes citados anteriormente, além de conservantes e petrolatos.

Sendo assim, se você procura uma opção mais saudável para sua unha e, consequentemente, para sua saúde com certeza ela é o esmalte hipoalergênico 7Free. 

Infelizmente, não são todas as marcas de esmalte ainda que disponibilizam essas opções, então você deve estar atento a qual é a melhor opção para você.

Como fazer o esmalte hipoalergênico durar mais

Como você já deve saber, ao remover alguns dos componentes podemos perder algumas funcionalidades da esmaltação, entre elas, a duração do seu esmalte. Pensando nisso, confira a seguir algumas dicas para você conseguir manter suas unhas pintadas por mais tempo.

Dica 1: Evite polir suas unhas antes de pintar, já que deixando a unha mais lisa a aderência será menor e o esmalte pode se soltar com mais facilidade – além de que as unhas podem ficar frágeis e quebrar com mais facilidade. 

Dica 2: Use bases hipoalergênicas antes de colocar o esmalte colorido. Isso ajuda você a proteger a sua unha, além de deixá-la mais forte e preparada para receber a esmaltação.

Dica 3: Não deixe sua unha imersa em água por muito tempo para retirar a cutícula. Esse procedimento amolece a unha e pode fazer com que ela quebre com maior facilidade.

Prefira remover a cutícula com ajuda de cremes para mãos e deixe molhado por pouco tempo. 

Dica 4: Use base fosca para finalizar sua unha, já que os esmaltes hipoalergênicos não possuem o componente tolueno que é responsável pela plastificação do esmalte.

Dica 5: Por fim, não se esqueça de usar também um removedor hipoalergênico.

Os removedores não possuem as substâncias que geram a alergia, porém as opções hipoalergênicas trazem maior benefício para a saúde de suas unhas.

Já que contam com componentes de tratamento capazes de deixar sua unha mais hidratada.

Em suma, ficou mais fácil saber porque usar esmaltes hipoalergênicos é a melhor opção, não é mesmo? Em caso de dúvidas, deixe um comentário abaixo para que possamos te ajudar no que for preciso.

Leave a Reply