Muitas pessoas já ouviram falar que Guaraná em Pó é bom para a saúde, mas poucas pessoas realmente conhecem os seus benefícios.
O pó é feito da fruta de uma árvore vinda do Amazonas, e em sua composição, existem duas substâncias que agem diretamente no sistema nervoso, que é a cafeína e a teobromina.
O guaraná em pó é considerado um energético natural, mas seus benefícios vão muito além disso, quer saber mais? Então continue lendo a matéria.
Conteúdo
Aumenta a concentração
O guaraná em pó ajuda na concentração para os estudos e outras atividades em geral, isso porque na sua composição encontra-se a cafeína, teobromina e teofilina.
Também aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta.
É importante que o guaraná em pó seja consumido apenas durante o dia, preferencialmente pela manhã, pois seu efeito dura cerca de 6 horas e se consumido durante a noite, pode atrapalhar o sono.
Bom para exercícios físicos
Um uso muito comum do guaraná em pó é para aumentar o rendimento durante treinos, isso porque ele promove um estímulo do sistema nervoso central, sendo assim, melhora a percepção física e o esforço devido a adrenalina e dopamina.
Além disso, o pó do guaraná retarda a fadiga, sendo muito bom para quem pratica exercícios de longa duração e exaustivos.
Ajuda a controlar o colesterol
O guaraná em pó é rico em flavonóides e saponinas, estudos apontaram que a ingestão desses componentes auxilia no controle do colesterol ruim, ou seja, o colesterol LDL.
Além disso, a teobromina age aumentando o colesterol bom, colesterol HDL.
A pectina que existe no guaraná em pó estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, reduzindo a concentração plasmática de colesterol.
Com tudo isso, já foi comprovado que o guaraná em pó também auxilia no controle dos triglicerídeos.
Ajuda na perda de peso
O guaraná em pó por ser rico em cafeína e antioxidantes, atua como termogênico, facilitando a queima de gordura através da aceleração do metabolismo.
Além disso, ele reduz a fome e diminui a vontade de comer em excesso. Isso induz o processo de lipólise, que envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea para que seja utilizada como energia.
Melhora o humor
Como o guaraná em pó estimula a produção de dopamina e serotonina, isso aumenta a sensação de bem-estar e melhora o humor.
Esse efeito é gerado pela quantidade de antioxidantes e cafeína que atuam diretamente no sistema nervoso central.
Melhora o intestino
Ao estimular o movimento intestinal, o guaraná em pó causa um efeito benéfico e é um grande aliado para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.
Por possuir propriedades antioxidantes, ele ajuda a desintoxicar e limpar o intestino quando necessário, por isso é usado para o tratamento de outras complicações no como gases e diarreia.
Efeitos colaterais do guaraná em pó
Agora que você já sabe os benefícios do guaraná em pó, é importante saber também sobre os seus efeitos colaterais.
O maior risco no consumo do guaraná em pó é devido a cafeína em sua composição, isso porque o excesso de cafeína no organismo pode causar diversos sintomas, entre eles: a ansiedade, irritabilidade, aumento de batimentos cardíacos, palpitações e tremores.
Além disso, o consumo exagerado de cafeína pode causar dependência psicológica em algumas pessoas, causando assim ansiedade, nervosismo, dores de cabeça, irritabilidade e vertigem.
Por isso o guaraná em pó também não é recomendado para crianças e mulheres grávidas.
Como tomar o guaraná em pó?
Não existe uma quantidade exata para o consumo do guaraná em pó por dia, mesmo assim, o mais indicado para uma dosagem segura para adultos é a quantidade diária de 0,5 a 2g, o equivalente a 1 a 4 colheres de café ao longo do dia.
O guaraná em pó pode ser misturado com água ou outra bebida, que não possua cafeína pois já são estimulantes por si só, entre eles podemos citar: chá verde, refrigerantes com cafeína e café.
Também é possível consumir o guaraná em cápsulas e em pó, além disso, ele pode ser encontrado em diversos termogênicos.
Uma boa combinação é misturar o guaraná em pó com o açaí. Essa mistura é indicada porque o açaí possui uma gama de nutrientes que exercem efeitos positivos ao organismo, nisso podemos destacar o pigmento arroxeado, que faz parte da sua coloração.
Esse pigmento arroxeado possui o nome de antocianina, e está presente em diversos alimentos, entre eles: uvas, frutas vermelhas, entre outros.
A Antocianina apresenta propriedade antioxidantes, que ao se unir com a vitamina E, gera uma forte proteção ao organismo contra os radicais livres.
Ademais, a combinação possui fibras alimentares e fitoesteróis que ajudam na redução do colesterol ruim, enquanto os aminoácidos e minerais auxiliam na contração muscular.
Essa combinação também é indicado para melhorar o desempenho de quem pratica exercícios físicos, pois possui uma valor energético muito grande.