7 dicas para cuidar de cabelo cacheado no inverno

cabelos cacheados

Com a chegada do inverno, é normal se preocupar mais com o bem estar do nosso cabelo, né?

Isso porque TODA mulher que tem cabelos cacheados sabe que essa época do ano pode ser linda para as roupas e para a disposição, mas para os cachos infelizmente não é bem assim! :/

O frio vem junto com o frizz descontrolado e com o aumento do ressecamento nos fios… isso porque cachos são naturalmente mais ressecados do que cabelos lisos. Mas não  precisa ficar desesperada, amiga.

Estar no inverno não quer dizer que você precisa se contentar com o modo leão. Pelo contrário!

É possível sim manter os cachos lindos e controlados mesmo com as baixas temperaturas.

Quer saber como cuidar de cabelo cacheado no inverno? Então confira as dicas.

Dica 1: fuja da água quente

cabelo cacheado

Ninguém merece tomar banho frio no inverno, mesmo assim, evite a água super quente diretamente sobre os cabelos. Além de fazer mal para os cachos, também detona a pele.

Você pode optar por lavar os cabelos antes, seja na pia ou no tanque. Se mesmo assim você não estiver muito a fim de encarar a água fria, opte pela água morna durante o banho.

Além disso, outras dicas para fazer durante o banho vão ajudá-la a manter os cachos lindos.

Evite shampoos com sal, use e abuse do condicionador e evite lavar o cabelo todos os dias, pois isso pode acabar reforçando o ressecamento dos fios nos dias de temperatura mais baixa.

Dica 2: reforce a hidratação

cabelo cacheado inverno

Quem tem cabelo cacheado sabe que não dá pra fugir da hidratação.

Mesmo com o clima frio e aquela sensação de preguiça, durante esse período é necessário redobrar esse cuidado, isso porque é a hidratação que garante que a água que foi perdida para o ambiente seja reposta.

Para que você não precise ficar doida pensando em como reforçar a hidratação, uma boa dica é seguir um cronograma capilar que mais se adapta ao seu tipo de cabelo, além disso, é possível reforçar a hidratação de outras formas.

Uma delas é você selar os fios após o banho: para isso, opte por óleos essenciais e faça umectação.

Muitas meninas não têm tempo para fazer a umectação na noite anterior, mas isso não é um problema.

Fazendo a umectação 15 minutos antes de lavar os cabelos e realizando a hidratação adequa, os seus fios já ficarão bem mais saudáveis, macios e bonitos.

Dica 3: não saia com o cabelo molhado

cabelos cacheados inverno

Sair com o cabelo cacheado molhado no inverno não é apenas pedir para ficar gripada, mas também acaba com todo o trabalho que você teve antes de sair de casa.

Não adianta nada lavar os cabelos, hidratar, finalizar, e sair com o cabelo molhado, pois o vento frio pode quebrar os fios e gerar mais frizz.

Dica 4: não use secador

cabelo cacheado inverno

Agora você deve estar confusa, certo? Não pode sair de casa com o cabelo molhado e não pode usar secador? Mas tenha calma, não precisa se desesperar.

Não é indicado usar o secador para secar os fios cacheados, pois a alta temperatura os torna mais sensíveis e pode vir a quebrá-los e ressecá-los, e com certeza você não quer isso.

Dê preferência ao uso do difusor, mas tome cuidado ao ligá-lo. É importante que o cabelo já esteja arrumado ao usar o difusor para que não crie o frizz.

Por ser também uma fonte de calor, ainda é necessário manter as dicas acima e tomar cuidado com a temperatura, para que o difusor não cause estrago ao seu cabelo.

Se não for possível usar o difusor, utilize o secador com a temperatura média e alterne sempre com jatos frios, tomando cuidado para não deixar o secador muito próximo dos fios.

Dica 5: cuidado com o pente

cabelo cacheado no inverno

Quem tem cabelo cacheado sabe que nem sempre é possível e aconselhável passar o pente, principalmente nos cabelos secos. Isso porque pentear o cabelo cacheado seco pode comprometer a estrutura dos cachos.

Sempre penteie o cabelo quando ele estiver úmido, para desembaraçá-lo. Tenha bastante cuidado e sempre comece pelas pontas em direção a raiz.

Dica 6: evite as caspas

cuidar cabelo cacheado no inverno

Durante o inverno, uma coisa comum que afeta ainda mais pessoas são as caspas, isso por causa do banho quente.

Mas existem outras coisas que você pode fazer para evitar as caspas, entre elas:

  • Sempre evitar lavar o cabelo com água super quente;
  • Não usar condicionadores, máscaras e finalizadores no couro cabeludo;
  • Não dormir com o cabelo molhado ou úmido.

Dica 7: Day After

cuidar de cabelo cacheado no inverno

Não adianta você hidratar seu cachos, finalizar, secar e não conseguir mantê-los assim até a próxima lavagem, né?

Ter um bom day after às vezes é muito difícil, mas não existe nenhum mistério.

A parte principal para ter um bom day after é fazer os primeiros passos que ensinei neste post com calma e cuidado.

Com os cabelos hidratados e finalizados, basta evitar tomar banho com os cabelos soltos, optando sempre por usar um pano antes da touca, já que isso impede o vapor e o calor de causar frizz, e também impossibilita que a touca marque os cachos.

Durante o sono, você pode tentar a melhor técnica para você, entre elas: técnica do nozinho, técnica do abacaxi ou o cabelo pra cima.

Gostou das dicas para cuidar de cabelo cacheado no inverno? Eu também quero saber quais são as técnicas você usa para cuidar dos cachos, viu? Escreve aqui nos comentários pra gente trocar experiências!

5 (100%) 1 vote[s]

Leave a Reply