Como cuidar de cabelo feminino no inverno

Muitas mulheres se perguntam se é necessário mudar os cuidados do cabelo no inverno. Isso porque os ventos frios e as baixas temperaturas trazem para os fios aspecto que todas fugimos.

O frizz, a falta de brilho, a falta de movimento e o aspecto quebrado, são características que surgem com facilidade durante o inverno, mas manter os cabelos saudáveis e bonitos nessa época tão fria ainda é possível.

Ficou curiosa para saber como cuidar de cabelo feminino no inverno? Então continue lendo a matéria!

Como cuidar de cabelo feminino no inverno

Evite o banho quente

Essa com certeza é a primeira dica e a que a maioria das mulheres prefere pular.

Durante o inverno, é muito difícil evitar o banho quente e lavar o cabelo com água fria não é uma opção atrativa, lavar o cabelo com a água muito quente tira a oleosidade natural do couro cabeludo que tem função de proteção e lubrificação natural.

O resultado é um cabelo com aspecto ressecado, com pontas duplas, opaco, sem vida e que passa a impressão de estar “engordurado”, além disso, mais propenso à caspa e outras seborreias.

A água quente também abre as cutículas e causa o frizz.

Não durma com o cabelo molhado

Nunca durma com o cabelo molhado durante o inverno! Isso não é apenas um erro que pode prejudicar à saúde dos seus fios e da raiz, mas também causar resfriados, inflamações na garganta e gripe.

Quando a água permanece no couro cabeludo enquanto a mulher dorme, ele permanece úmido durante toda a noite, e isso causa fraqueza aos fios, e pode causar proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, acarretando em caspas e queda dos fios.

Se você não teve outra escolha a não ser lavar o cabelo próximo a hora de ir dormir, use um secador para acelerar o processo de secagem, ou até mesmo uma toalha, mas não durma com o cabelo molhado.

Cuidado com o secador e a chapinha

Durante o inverno, é muito comum as mulheres usarem mais o secador e a chapinha, seja para secar os cabelos e não sair com eles molhados, seja para alisar os cachos que costumam dar ainda mais trabalho durante o inverno.

Mesmo assim, essa prática pode ser tanto uma aliada, como se transformar em uma grande vilã dos fios muito rapidamente.

Isso acontece porque a alta temperatura do secador e da chapinha podem prejudicar a estrutura dos fios, deixando-os mais fracos e com aspecto de ressecamento.

Para evitar isso, não se esqueça de usar o protetor térmico antes de secar os cabelos, e prefira o uso do difusor, que irá espalhar melhor a alta temperatura sem prejudicar os fios.

Se você não tem um difusor, use o secador em uma temperatura de médio para frio, e intercale com jatos de vento frio, que vão fechar as cutículas capilares e evitar o frizz, garantindo maciez e brilho por mais tempo.

Nutrição capilar

Durante o inverno, é extremamente necessário manter os nutrientes e a água no cabelo, isso irá garantir mais brilho, maciez e um balanço natural para os fios.

Mesmo assim, manter a nutrição capilar pode ser um desafio para mulheres que não tem o costume de fazer hidratação e umectação, mas se você não quer deixar seu cabelo com aspecto quebrado e sem vida, não tem como fugir.

A hidratação pode parecer chata, mas não é uma vilã, pelo contrário, é através dela que você vai manter os cabelos que tanto deseja.

Mantenha um cronograma capilar de hidratação que seja feito pelo menos de quinze em quinze dias, além disso, você pode optar por máscaras de hidratação que além de terem um forte poder de hidratação, durante o inverno, oferecem maior brilho e sedosidade.

O uso dos óleos essenciais e vegetais para o cabelo também é ótimo para manter a maciez e o brilho do cabelo no inverno. Óleos como de camelina e macadâmia são capazes de deixar os fios com aspecto leve e livre de resíduos.

Mas não basta apenas passar o óleo, é necessário saber a melhor forma de usá-los a depender do seu tipo de cabelo.

Além disso, escolher o shampoo e o condicionador adequado também fará bastante diferença.

Cada tipo de cabelo se adapta melhor a um tipo de produto, e usar o errado pode comprometer todos os cuidados que você está tendo até agora.

Se o seu cabelo é do tipo oleoso, opte por produtos de limpeza profunda, que irá retirar todas as impurezas e a oleosidade exagerada dos fios.

Se o seu cabelo é mais ressecado, fuja do limpeza profunda, e escolha produtos de limpeza leve, que além de limpar o cabelo das impurezas, não irá prejudicar na oleosidade necessária no couro cabeludo e fios.

Cuidado com os acessórios

Cuidado com os acessórios

Quando as baixas temperaturas do inverno chegam, logo pensamos em pegar acessórios para aquecer o corpo e proteger o cabelo.

Chapéus, gorros, bonés e boinas são sempre acessórios muito utilizados durante o inverno.

Mesmo assim, o que muitas mulheres não sabem, é que o uso excessivo desses acessórios pode prejudicar o couro cabeludo, porque eles retém a umidade e esquentam o local, impedindo o couro cabeludo de respirar.

O resultado disso é um cabelo mais sujo e com maior queda.

Leave a Reply