Chá para retenção de líquidos → Qual o melhor?

Se você chegou aqui é porque você quer saber qual o melhor chá para retenção de líquidos e se ele é capaz de resolver problemas para a saúde e se os chás são capazes de te fazer emagrecer e desinchar. Confira aqui tudo sobre eles e como eles podem te ajudar.

Chá Diurético

Como funciona o chá para retenção de líquidos?

Existem vários tipos de chá, alguns são diuréticos, ou seja, são capazes de fazer com que você perca medidas e desinche. Esses chás que tem como função acabar com a retenção de líquidos aumentam a produção de urina, ou seja, causam a eliminação de água, sódio e quaisquer outras toxinas que possam estar presentes no organismo.

Eles também auxiliam no aumento da diurese, dessa forma, acabam extravasando os vasos sanguíneos e permanecem retidos no tecido que fica embaixo da pele.

As principais ervas que compõe os chás diuréticos são:

  • cavalinha;
  • hibisco;
  • erva doce;
  • dente de leão;
  • chá verde.

Além dos chás é possível fazer vários sucos capazes de aumentar a diurese e acabar com as retenções de líquido e sódio.

Chá para retenção de líquidos no corpo

Ao iniciar o uso dos chás indicados para retenção você passará a ir ao banheiro com maior frequência. Vale reforçar que se você decidir praticar atividades físicas com frequência o uso do chá será potencializado. Ao praticar exercícios físicos e tomar chá emagrecedores seus resultados serão triplicados.

As substâncias diuréticas com efeitos mais comprovados são o chá da alteia e do dente de leão. Porém, apesar de serem os chás que demonstram melhores efeitos não é possível que você os encontre facilmente por aí, nas lojas convencionais.

O chá de hibisco e de carqueja são menos efetivos quando o assunto é eliminação de líquidos e diminuição de medidas corporais.

Ao consumir esses tipos de chá com uma maior frequência você será capaz de controlar o fluxo de líquidos em seu organismo, reduzindo as chances de retenção.

Se você estiver se sentindo inchada ou cheia é ideal que você inicie o tratamento com os chás diuréticos para que melhore rapidamente.

Benefícios do chá diurético

A erva dente-de-leão é capaz de potencializar a desintoxicação do organismo. Ao consumir o chá dente-de-leão você perceberá rapidamente que seu organismo eliminará o excesso de líquidos, fazendo seus rins funcionarem melhor e auxiliando na limpeza do sangue.

Dente de Leão

O ideal é que você consuma esse chá pelo menos 3 vezes ao dia. O mais indicado é que você tome duas canecas pela manhã e outra no final da tarde. Essa é a melhor forma de consumo para que seu organismo não retenha líquidos.

Se você quiser deixar o chá melhor é ideal que você ferva a água com as folhas e flores da planta. Você também deve filtrar o chá antes do consumo e tomá-lo lentamente.

Chá verde

O chá verde com certeza é o mais famoso quando o assunto são os chás diuréticos. Por ter cafeína me sua composição o chá verde faz com que nosso metabolismo funcione mais e melhor, além de estimulas a queima de gordura, proporcionando maior perda de peso.

A recomendação para o chá verde é que você tome devagar pelo menos duas xícaras ao dia, para que todos os resíduos ruins sejam devidamente eliminados do organismo.

Chá de urtiga

Esse chá auxilia no cuidado do trato urinário de forma muito comum. Além de ser 100% natural você só precisa ferver quatro colheres do chá com suas raízes e folhas durante alguns minutos.

O indicado é que você não consuma mais do que quatro xícaras desse chá por dia.

Chá de Cavalinha

Como todos os chás citados acima o chá de cavalinha também tem como função desintoxicar nosso corpo e tratar os problemas de retenção. Deve ser consumido pelo menos 2 vezes todos os dias e pode ser feito da mesma forma dos outros citados acima.

Além do mais é um dos chás diuréticos mais gostosos que temos no Brasil.

Tipos de Chá para retenção de líquidos

Temos no Brasil várias opções de chás que prometem tratar a retenção de líquido no organismo. Mas você sabe quais são as melhores opções para consumo? Veja aqui quais são os chás que mais beneficiam o organismo.

Chá verde

Com certeza é o chá mais popular no Brasil quando a meta é emagrecer. Via de regra o chá deve ser feito sem fermentação, dessa forma é possível obter uma concentração melhor das substâncias,  chamadas de polifenóis.

Dente-de-leão

O dente-de-leão é conhecido por proporcionar ações diuréticas e por oferecer a quem o consome altíssimas porções de potássio.

Urtiga

Muito utilizada nos países europeus, a Urtiga é conhecida por tratar problemas nas articulações, além de retirar todo líquido em excesso do organismo.

Cavalinha

Essa é uma erva muito encontrada no Brasil, tem em sua composição alto teor de minerais, magnésio e potássio. A cavalinha se tornou conhecida por acabar com a retenção hídrica e ter um gosto muito bom (o que facilita o consumo).

Salsa

Você deve conhecer a salsa através de alguns pratos quentes e saladas que consome, certo? Mas você sabia que ela também tem poder diurético e é capaz de exterminar a retenção de líquidos?

A melhor maneira de fazer um chá de salsa é fervendo suas folhas frescas com água.

Hibisco

O hibisco começou a ficar conhecido no Brasil a partir de 2016, quando vários nutricionistas passaram a indica-lo para tratar problemas de retenção. O problema desse chá é o gosto, dependendo de como é feito ele fica azedo e difícil de consumir.

Mas eu não gosto de chá…

Muita gente não consegue tomar chás. Eu por exemplo tenho uma dificuldade tremenda de tomar várias xícaras ao dia. Existem alguns chás em cápsulas que acabam aliviando a vida de quem odeia chá!

Além disso elas são super potentes se você estiver pensando em perder peso. Quando eu fiz o Desafio Herbalife para emagrecer minha maior dificuldade era consumir o volume de chá que eles pediam, foi aí que encontrei um chá em cápsulas que me auxiliou pra caramba.

Avalie este post

Leave a Reply