Coenzima Q10 ⇾ Bula, Para que Serve, Benefícios, Dose e Onde Comprar

Coenzima Q10

No post de hoje você vai saber tudo sobre a Coenzima Q10, mas de antemão a mesma aumenta a nossa energia e a nossa vitalidade a além disso beneficia os músculos do nosso coração.

O que é a coenzima Q10?

Essa vitamina já é naturalmente produzida pelo nosso organismo, porém com o passar do tempo essa produção diminui consideravelmente. A Coenzima Q10 também é conhecida como Ubiquinona ou Ubidecarenona.

Como já introduzimos essa vitamina se tornou muito popular devido aos seus excelentes benefícios, como o aumento da nossa energia e a nossa vitalidade além de favorecer as funções dos músculos do nosso coração.

Desde que essa vitamina foi descoberta em 1957, já foram publicados por volta de 5000 estudos a respeito.

Dentre tantos benefícios esse Antioxidante, ajuda principalmente a proteger o nosso organismo dos danos de radicais livres, além disso, é essencial para a produção da energia celular.

Se a gente for pensar que todas as nossas atividades celulares dependem de energia, podemos dizer que a Q10 é fundamental para o correto funcionamento de nossas células.

A oxidação é um dos principais ativos que resultam em doenças em nosso corpo, sua causa pode vir de diversas formas como: a digestão, a radiação, poluição, infecção etc. É exatamente aí que a Coenzima Q10 atua como um potente antioxidante e nos protege dessa desenfreada oxidação.

A Coenzima Q10 é muito recomendada também para atletas, pois seu princípio ativo de anti oxidação reduz os estresses oxidantes dos exercícios e treinos e é claro recompõe a energia das células.

Para que serve a Coenzima Q10?

Muitas pessoas sofrem da ausência desse composto em seus organismos e isso pode ocasionar vários problemas com a saúde.

Alguns estudos recentes mostraram que algumas doenças comuns como diabetes, câncer, mal de Parkinson e a distrofia muscular apresentaram níveis baixíssimos de Coenzima Q10 em seus portadores.

Veja agora alguns benefícios da Coenzima Q10 deste composto para sua saúde:

  • Facilita a obtenção de oxigênio e ajuda na prática de exercícios físicos
  • Estimula o Metabolismo facilitando a perda de peso
  • Pacientes com problemas cardíacos tem os seus sintomas aliviados
  • Alguns estudos mostraram grande eficiência ao combate do Mal de Parkinson
  • Potencializa o sistema imunológico do nosso corpo
  • Devida a sua ação antioxidante age no antienvelhecimento
  • Mantém as gengivas fortes e saudáveis
  • Contribui para a fertilidade do homem, ajudando na agilidade dos espermatozoides

A Coenzima também é muito benéfica para nossa pele, muitos cremes de rostos já utilizam a mesma em seus compostos.

Bula da Coenzima Q10

Efeitos Colaterais da Coenzima Q10

Como já dissemos a Coenzima Q10 é um elemento já natural do nosso organismo, portanto se não houver restrições médicas, não há com o que se preocupar.

No entanto se você estiver em alguma dessas condições a seguir é melhor ter um certo cuidado e sempre buscar orientação médica.

  • Diabetes
  • Problemas cardíacos
  • Câncer
  • Insuficiência renal
  • Gravidez

Se você estiver tomando a Coenzima e sofrer de sintomas como: vômitos, náuseas, erupções cutâneas, diarreia, dores de estomago. Pode ser que sua dose esteja muita alta e esses podem ser sinais disso.

Outros efeitos colaterais da Coenzima Q-10 podem ser:

  • Desmaios
  • Tonturas
  • Dificuldades para dormir
  • Reações alérgicas
  • Dificuldades para respirar
  • Inchaço no rosto ou na boca

Por isso é recomendado que se tome sempre doses pequenas, não mais do que 100mg e ainda em diferentes momentos do dia, pois muitos desses efeitos podem ser causados por altas doses da coenzima.

Também é importante buscar auxílio médico antes de consumir a Coenzima Q10 se você tomar anticoagulantes como por exemplo, Varfarina ou Coumadin, do contrário a coenzima pode ocasionar a coagulação do sangue.

De uma forma resumida, podemos concluir que os efeitos colaterais secundários são leves, é preciso apenas se atentar sempre em tomar pequenas doses. Suas contraindicações se referem muito mais a cuidado e atenção.

Qual a dosagem ideal de Coenzima Q10?

Independente do seu estado atual de saúde ou da sua idade, qualquer pessoa pode aproveitar os benefícios da Coenzima Q10 e potencializar ao máximo sua energia de forma natural.

O indicado é sempre consultar o próprio médico ou até mesmo um nutricionista para verificar a dosagem ideal, pois esta pode variar de indivíduo para indivíduo.

Porém geralmente para adultos uma dosagem ideal estaria entre 30mg e 90mg ao dia. Dosagens maiores que isso somente se forem prescritas por um médico.

Alimentos que possuem a Enzima Q10

Quantidades de 10mg a 20mg podem ser encontradas principalmente em peixes e nas vísceras de animais (fígado e coração, por exemplo). De qualquer maneira os peixes e as carnes são os principais alimentos em que podemos encontrar a coenzima Q10.

Outros alimentos ricos em CoenzimaQ10 são: Sementes e Nozes, Ovos e determinados óleos.

Se você não consome comummente esses alimentos não precisa se preocupar, pois felizmente através de capsulas já é possível obter ótimas concentrações de Coenzima Q10.

Muitas pessoas têm o hábito de tomar a Coenzima Q10 em capsulas, porque com o passar da idade os níveis de coenzima no organismo tendem a baixar, isso geralmente começa a ocorrer após os 30 anos.

A vitamina B6 ajuda a Coenzima a se sintetizar melhor no nosso organismo, por isso o seu consumo também é essencial. Alguns alimentos ricos em vitamina B6 são: Lombo de porco, peito de frango, peixes, carne assada, grão de bico, banana, abacate, tomate, sementes de girassol, dentre outros.

Ubiquinol benefícios e para que serve

O Ubiquinol é a mesma coenzima, porém ela é assimilada pelo corpo de forma mais fácil. É um elemento presente em nossas células, órgãos e tecidos.

A sua obtenção se dá de forma natural, ou seja, através de biossíntese, ou através mesmo de cápsulas. E em quantidades pequenas através da alimentação.

Com o passar dos anos a capacidade do nosso organismo de obtenção de Coenzima Q10 através apenas da alimentação vai diminuindo, por isso o mais indicado para aproveitar todos os benefícios do Ubiquinol é a suplementação através de cápsulas.

As principais funções do Ubiquinol é a síntese de energia, além de ser um poderoso antioxidante e conter efeitos anti-inflamatórios.

Estudos mostraram que existe uma relação entre os níveis de ubiquinol na corrente sanguínea dos indivíduos, suas idades e o envelhecimento. Outros estudos mostraram que uma suplementação de 150mg ao dia teve um resultado bastante benéfico em mulheres de idade média a avançada, após um período de 8 semanas tomando o suplemento. Essas mesmas pacientes demonstraram além de uma saúde mental eficaz um desempenho físico bastante significativo.

Um outro estudo comprovou a eficácia do Ubiquinol em pacientes homens com problemas de fertilidade.

No ano de 2002 um outro estudo publicado mostrou os efeitos positivos do Ubiquinol em pacientes com Mal de Parkinson.

E além de tudo isso também já é comprovado a sua eficácia na saúde bucal, contribuindo para a boa aderência da placa além de outros benefícios antioxidantes.

Onde e como comprar a Coenzima Q10?

Na hora de comprar a Coenzima Q10, principalmente se for pela internet é importante se atentar, pois nem todas as lojas virtuais são confiáveis, muitas usam outros produtos artificiais da enzima.

Outra recomendação é buscar sempre por ingredientes naturais, fuja de tudo que for artificial, principalmente se você sofrer de alguma alergia ou algo do tipo.

5 (100%) 1 vote

Leave a Reply