Quais são os principais benefícios da Yoga?

A prática que se iniciou na Índia e ganhou o mundo, o Yoga tornou-se conhecido e apreciado por pessoas do mundo inteiro, independentemente de suas crenças, religião e dia a dia corrido.

Não há uma forma exata de se definir o Yoga, a técnica une corpo, mente e espírito, e seus efeitos a curto e longo prazo, aos poucos, são comprovados cientificamente.

Quem já praticou Yoga sabe que os resultados surgem em pouco tempo, não apenas os físicos, mas uma mudança no estado mental do praticante também. Através do Yoga, é possível encontrar um equilíbrio para o dia a dia corrido, os benefícios não param por aí.

Continue lendo a matéria para saber os principais benefícios que surgem com a prática do Yoga.

Quais são os principais benefícios da Yoga?

1. Reduz o estresse e ansiedade

Praticar Yoga vai muito além de apenas se alongar e fazer algumas posições. A meditação que faz com que a pessoa foque no presente, ajuda a diminuir o estresse e ansiedade, fazendo com que ela se esqueça do passado e futuro, mesmo que por alguns minutos.

A meditação promove equilíbrio emocional, sensação de paz interior, bem estar e equilíbrio da mente.

Também causa ao praticante uma sensação de relaxamento, que reduz os efeitos da depressão, aumenta a autoconfiança, otimismo, concentração, diminui a irritabilidade e melhora das relações interpessoais.

2. Melhora a flexibilidade

Melhorar a flexibilidade é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem o yoga,

Os exercícios do yoga ensinam a mente a se conectar com diferentes músculos. Essa sinergia faz com que algumas dores desapareçam, melhora o equilíbrio e postura.

É natural que no início, o praticante não consiga fazer todos os exercícios com perfeição, mas a mudança é visível rapidamente, e poses que antes eram impossíveis tornam-se fáceis.

3. Facilita o Emagrecimento

Muitas pessoas procuram o yoga como forma de emagrecer. Mesmo não sendo o principal objetivo do yoga, que pode ser considerado mais um estilo de vida com o foco na saúde física e mental, ele também ajuda no emagrecimento.

Isso acontece porque o Yoga acelera o metabolismo, fazendo com que  a gordura seja queimada mais rápido, o Yoga também diminui o nível de açúcar no sangue e tonifica os músculos.

Por controlar a ansiedade e estresse, o yoga também ajuda a controlar a alimentação compulsiva.

4. Promove Melhora no sono

Um estudo feito Harvard Medical School pesquisou sobre os efeitos do Yoga no sono dos praticantes.

Foi comprovado que aqueles que tinham o hábito de praticar o Yoga, possuem uma qualidade de sono maior, acordam menos durante a noite e levam menos tempo para dormir.

Isso acontece porque além da sensação de relaxamento, devido às práticas do Yoga, o corpo libera mais melatonina, o hormônio principal na regulagem do sono.

5. Melhora o ato sexual

Através do yôga, é possível melhorar também o desempenho sexual, isso porque através da meditação, o praticante passa a ter um maior controle sobre a ansiedade e os sintomas da depressão.

A capacidade de relaxar, que é adquirida com o Yoga também pode auxiliar com problemas para atingir o orgasmo, ejaculação precoce e impotência sexual.

6. Previne a diabete

O yoga abaixa os níveis de adrenalina e cortisol do organismo, ajuda na perda de peso e na sensibilidade ao efeitos causados pela insulina, por isso, pessoas que sofrem com a diabetes encontram no yoga uma forma para a sua prevenção.

Além disso, através da prática do yoga, é possível controlar os níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol ruim (LDL), aumentar o colesterol bom (HDL).

Lembrando que controlar os níveis de açúcar no sangue contribui também para combater o risco de ataque cardíaco, falha renal e cegueira.

7. Alivia a ressaca

Por mais estranho que pareça, e muitas vezes a última opção de alguém que está de ressaca, a yoga é muito recomendada para esses momentos.

Isso porque a prática do yoga ajuda a desintoxicar o organismo, aumentando o metabolismo e melhorando a tireoide e a circulação sanguínea.

Esses efeitos ajudam a curar a ressaca mais rápido.

8. Ajuda a tomar decisões

Seja devido às meditações ou ao tempo de relaxamento e conhecimento do próprio corpo, o yoga auxilia pessoas que precisam tomar decisões, dando clareza a seus pensamentos e força para ver as coisas de formas diferentes.

Isso é possível porque através das práticas, a pessoa passa a sentir uma sensação de bem estar, paz interior e se livra do estresse e ansiedade.

9. Melhora a autoestima

Melhora a autoestima

Um dos grandes males atuais é a baixa auto estima, esse problema tem a capacidade de alterar a visão da pessoa, tornando tudo ruim e negativo, principalmente sua própria pessoa.

Com o yoga, a pessoa que sofre de baixa auto estima vai ficar longe dos vícios que tanto prejudicam a saúde física, mental e espiritual, seja o vício pela bebida, nicotina, excesso de trabalho, entre outros.

Leave a Reply