Como cuidar de cabelo ressecado no inverno

O inverno pode ser a estação preferida da maioria das pessoas, afinal, quem não gosta de poder usar aquele look maravilhoso que em outra estação vai te fazer morrer de calor?

Uma grande verdade é que as pessoas ficam mais elegantes durante o inverno, mas isso nem sempre acontece com os seus cabelos.

Durante a estação mais fria do ano, os cuidados com os cabelos devem ser contínuos, mudando apenas a forma de tratamento, além disso, mulheres com o cabelo naturalmente mais ressecado costumam sofrer mais no inverno.

Evitar o frizz, a textura seca e opaca são prioridades das mulheres durante essa época do ano, e para algumas, isso pode ser uma verdadeira luta, mas não precisa ser assim.

Nessa matéria, você irá conhecer algumas dicas que vão te ajudar a manter os cabelos lindos mesmo com as temperaturas mais baixas.

Como cuidar de cabelo ressecado no inverno

Hidratação é a base

Quem tem o cabelo naturalmente mais ressecado já sabe que hidratação é a base para um cabelo saudável e não dá pra fugir dela.

Mesmo a hidratação caseira, quando feita com cuidado e calma pode demonstrar resultados muito positivos.

Se o inverno chegou e você notou que seus cabelos estão ásperos, opacos e com pouco movimento, é um sinal para investir na hidratação para conseguir recuperar os nutrientes  e ficar com os cabelos saudáveis e macios novamente.

Além disso, uma hidratação profunda irá manter a oleosidade natural do couro cabeludo e isso protege os fios, resultando em madeixas mais brilhantes e sedosas.

Para investir nas hidratações, você pode optar por máscaras de tratamento e repetir isso a cada 15 dias, também é possível dar aquela turbinada na hidratação usando óleos essenciais e vegetais, eles ajudam a manter a maciez e o brilho dos fios, principalmente no inverno.

A forma de aplicação da hidratação varia conforme cada tipo de cabelo, para as mulheres de cabelo ressecado, o recomendado é que passar mais próximos à raiz, ao contrário das mulheres de cabelo oleoso.

Mesmo assim, não basta apenas passar a hidratação no cabelo, primeiro é necessário lavá-lo com cuidado, usando os produtos certos, e ao passar a hidratação, enluvar mecha a mecha para que exista uma maior absorção.

Cuidado com o banho

Com o frio, é inevitável tomar banhos mais quentes, mesmo assim, para manter o cabelo sempre bonito, evite lavá-lo com a água muito quente.

Se para você lavar com água fria não é uma opção, deixe a água morna ao lavar o cabelo ou faça o último enxágue com a água fria, isso irá fechar as cutículas dos fios e garantir maior brilho e maciez.

Além disso, a água muito quente pode proporcionar caspas e mais oleosidade no couro cabeludo, que para mulheres que tem o cabelo ressecado até pode parecer bom, mas por não ser uma oleosidade natural e saudável, irá apenas pesar o cabelo e deixá-lo com um aspecto quebrado.

Umectação com óleo

Se você tem o costume de fazer hidratação, seu cabelo já está preparado para receber a umectação, que nada mais é do que um tratamento de nutrição intensa.

A umectação é indicada para fios ressecados, porque devolve os lipídios da fibra capilar, e por devolver a oleosidade natural, ajuda a eliminar o aspecto de ressecado.

Algumas mulheres não gostam de fazer a umectação de um dia para outro, embora essa forma mostre mais resultados, é possível fazer uma umectação rápida, aumentando a sua nutrição ao usar óleos específicos

Escolha os produtos certos

Não adianta fazer hidratação, umectação, e seguir todas as dicas para cuidar dos cabelos ressecados no inverno, se você não sabe escolher os produtos certos.

Isso porque o cabelo ressecado precisa de produtos específicos, ou o resultado será fios opacos e com o aspecto de quebrado.

Fuja dos shampoos e condicionadores de limpeza profunda, os antirresíduos, por exemplo, causam uma limpeza tão profunda no couro cabeludo que acaba tirando dele os nutrientes e oleosidade natural que o cabelo ressecado precisa manter.

Opte por produtos de limpeza suave, que vão tirar as impurezas mas sem comprometer a oleosidade natural, e claro, se desejar, você pode optar pela técnica pré-poo, que irá trazer mais seguranças aos fios para passar pelo processo da limpeza que costuma ser bastante agressiva aos fios.

A escolha do condicionador também é muito importante no inverno. Isso porque o condicionador ajuda a fechar as cutículas dos fios, trazendo proteção e tornando os fios mais brilhosos e macios.

Por isso, antes de lavar os cabelos, sempre pesquise para saber qual o melhor produto para os cabelos ressecados e siga as instruções no produto.

Secando os cabelos da forma certa

Secando os cabelos da forma certa

Secar os cabelos no inverno é extremamente necessário para não pegar uma gripe ou deixar os cabelos com frizz, devido os ventos frios que solidificam as partículas da água no cabelo.

Para secar os cabelos com um secador ou chapinha, nunca esqueça de usar o anti térmico, que irá garantir que a alta temperatura não prejudique os fios.

Leave a Reply