O que é a campanha Outubro Rosa?

Oi, gente!

Hoje vou falar sobre um assunto importante e que deve ser levado muito a sério por todas as mulheres, o Outubro Rosa. 🙂

O que é a campanha Outubro Rosa?

Você com toda certeza já deve ter ouvido falar do Outubro Rosa ou de outros meses que recebem uma cor para incentivar a luta contra um determinado tipo de causa ou doença.

A verdade é que essa é uma das campanhas mais importantes que temos no Brasil e no mundo, principalmente para as mulheres, já que ela representa o combate e a conscientização sobre o câncer de mama.

Caso você nunca tenha ouvido falar sobre ela, ou sobre a sua real importância, separei algumas informações essenciais sobre o Outubro Rosa.

Não deixe de ler o post até o final, tá? É rapidinho e pode te ajudar a salvar vidas.


O que significa Outubro Rosa?

Outubro Rosa

Então… Outubro Rosa é o nome dado para o mês que representa uma campanha internacional intensificada para sensibilizar mulheres (e também os homens) sobre a prevenção do câncer de mama.

É durante o mês de outubro, por exemplo, que acontecem mutirões de exames gratuitos para diagnosticar o câncer de mama, assim como distribuições de panfletos e palestras para educar a comunidade e ensinar como identificar os sintomas da doença.

Além dos mutirões e palestras, são feitos eventos com a finalidade de arrecadar fundos para instituições que tratam mulheres com esta doença.

Estes fundos não são somente destinados a hospitais, mas também a centros de pesquisa que estudam o câncer de mama e que procuram descobrir uma causa, formas de prevenção, diagnóstico, tratamento, além da cura da doença.


Como surgiu a campanha Outubro Rosa?

Pode parecer que não, mas a campanha do Outubro Rosa é muito mais antiga do que você imagina.

Ela teve a sua origem nos Estados Unidos, na cidade de Nova York no ano de 1990, quando ocorreu a primeira corrida pela cura do câncer de mama.

Desde então, todos os anos, essa corrida se repete. Entretanto, foi apenas em 1997 que a campanha se dissipou para várias partes do mundo.

Foi nos Estados Unidos que começaram as ações voltadas ao combate, prevenção e diagnóstico do câncer, sendo escolhido o mês de outubro para isto.

Sabe essa famosa fita rosa que você já deve ter visto sendo distribuída nos postos de saúde, e que também é um dos símbolos do Outubro Rosa (essa da imagem aqui embaixo👇)?

Outubro Rosa

Então, ela ganhou fama graças à instituição G. Komen Breast Cancer Foundation, que durante o segundo ano da corrida pela cura do câncer de mama, distribuiu o adereço para sensibilizar os cidadãos.

Foi também esta organização que organizou a corrida visando arrecadar fundos para pesquisas que tinham como foco buscar formas de diagnosticar e tratar o câncer de mama. Eles mandaram muito bem, né? 👏

E você sabe quando o Outubro Rosa começou no Brasil? A primeira manifestação da campanha em nosso país que se tem conhecimento ocorreu no ano de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa por um grupo de mulheres que simpatizavam com a causa.

Felizmente, hoje a campanha já é difundida em todo o país, e não para de crescer. A cada novo outubro acontecem mais e mais eventos voltados à prevenção do câncer de mama.

Ah, e claro! As redes sociais também têm contribuído bastante para a propagação do Outubro Rosa por aqui. Eu mesma já vários posts de amigas e de perfis importantes no Instagram e no Pinterest.

Eu acho isso maravilho e fico muito contente. Quanto mais pessoas estiveram falando sobre essa mobilização, melhor. 😉


Monumentos iluminados para o Outubro Rosa

Outubro Rosa

Durante o Outubro Rosa, alguns monumentos importantes de cidades brasileiras e estrangeiras são iluminados com o objetivo de chamar a atenção da população para prevenir o câncer de mama.

Por aqui, a gente pode conferir o Obelisco do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras e o MASP (também em São Paulo), o Cristo Redentor (no Rio), a Ópera de Arame (em Curitiba), o Elevador Lacerda (em Salvador), o Palácio do Planalto, o Panteão da Pátria Tancredo Neves e Congresso Nacional (em Brasília), as Catara do Iguaçu (em Foz do Iguaçu), a Igreja da Pampulha (em BH), entre outros.

Lá fora, é possível ver a decoração com a luz rosa na Torre Eiffel (Paris) nas Pirâmides do Egito (Cairo), na Torre de Pisa e no Coliseu (Roma), na Ópera de Sidney (Sidney), nas torres gêmeas Petronas (Kuala Lumpur)… esses são só alguns exemplos, mas tem muito mais!

Sendo sincera, eu adoro ver todos esses marcos iluminados para lembrar o Outubro Rosa. Além de levar à conscientização, eles ficam lindos de verdade.


Como se prevenir contra o câncer de mama

Agora que você já conheceu mais sobre esta campanha maravilhosa, eu vou contar um pouquinho do que sei para você saber como se prevenir contra o câncer de mama.

Infelizmente o câncer de mama não pode ser prevenido de forma total. Não existe um remédio que você toma para que a doença não se desenvolva no seu organismo.

Quando não existe uma forma de combate efetivo, o melhor a se fazer é buscar meios de prevenção.

Você pode (e deve) fazer exames com frequência, porque caso você seja diagnosticada com câncer de mama, quando mais cedo ele for descoberto, maiores são as chances de curas.

Além da mamografia, é preciso que a mulher conheça o seu corpo e realize o autoexame, que se baseia no toque dos seios.

Caso haja o aparecimento de algum nódulo, ou algo estranho que você sabe que não estava ali antes, consulte um médico com urgência.

Para mulheres acima dos 40 anos, a mamografia passa a fazer parte dos exames anuais, e nunca deve ser deixada de ser realizada.

Conhecendo o seu corpo e realizando os exames com frequência, assim como o autoexame, você terá mais chances de identificar o câncer de mama em seu início, e assim ele poderá ser eliminado com mais facilidade.

Aproveite o período das diversas campanhas que serão realizadas em outubro, e caso você tenha mais de 40 anos ou estiver no grupo de risco, faça uma mamografia nos postos de saúde da sua comunidade.

Esse foi o meu recadinho sobre o Outubro Rosa. Espero que ele ajude você a se conscientizar também. Não é apenas uma campanha, é uma causa que tem ajudado a salvar muitas vidas no mundo todo.

Não deixe que esta doença assole a sua vida, previna-se. 🙂

5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário